segunda-feira, 24 de maio de 2010

lendas modernas

O folclore, em geral, possui algumas características nas quais podemos as classificar como sendo folclore. Contudo, existem algumas lendas que continuam sendo folclóricas, porém oriundas não do campo ou de tribos indígenas, mas sim das cidades e principalmente metrópoles. São as Lendas Urbanas.

Lendas Urbanas

As lendas oriundas do folclore tem como característica ser baseada em fatos que não se podem explicar ou em histórias nas quais ninguém consegue uma explicação razoável para tanto. No caso de lendas urbanas, todas elas possuem um aspecto de realidade, onde quase todas as histórias são bem convincentes a ponto de realmente acreditarmos que ela realmente aconteceu ou que possa vir a acontecer conosco.

Não existem provas de que nenhuma dessas lendas realmente aconteceram, outras são apenas versões mais modernas de histórias de fantasmas. O que podemos confirmar, no entanto, é que todas elas tem o objetivo de nos amedrontar ou no mínimo nos avisar de determinados perigos do mundo moderno. Não que entrar no banheiro a noite sem mais ninguém por perto vá aparecer a loira do banheiro, mas talvez esse fosse um momento ideal para que um tarado ataque, então essa lenda nos serve para alertar de certos perigos.

Quer ver algumas das lendas urbanas mais conhecidas no Brasil? Confira!

loira do banheiro

É a “super-star” das lendas urbanas. Surgiu nas escolas e faculdades. Reza a lenda que uma estudante morreu no banheiro enquanto matava aula, se escondendo em um Box, em cima do sanitário, onde escorregou e morreu ao bater a cabeça e que aparece em uma forma pálida com algodões nas narinas e ouvidos, como se estivesse sendo preparada para ser enterrada. Dizem que ela aparece agora nos banheiros de qualquer escola ou faculdade para assustar alunos que matam aula, o que nos faz acreditar que essa lenda surgiu dos professores de alguma escola para amedrontar alunos para que eles não cabulem aulas. Diz também a lenda de que dando descarga três vezes, chutando o vaso e virando-se rapidamente para o espelho, ela aparece. Você tem coragem de tentar?

roubo de órgãos

Roubo de Rins

Roubo de Rins

Essa e outra lenda muito conhecida. Reza a lenda que durante uma balada um pessoa muito bonita paquera alguém do sexo oposto e ao pagar-lhe uma bebida, a serve com um poderoso sonífero que só faz seu efeito algumas horas depois. O golpista então leva a pessoa à um motel ou lugar mais reservado e a vítima não se recorda de mais nada daquele dia, mas acorda dentro de uma banheira repleta de gelo, um corte profundo no abdomem e um recado escrito de batom no espelho do banheiro que diz que um de seus rins fora removido, que era para ligar imediatamente para o socorro. O mais inquietante dessa história é que é quase verossímil, a ponto de realmente acreditarmos nela, mas não há nenhum caso registrado em nenhuma delegacia de nenhum ocorrido semelhante. Contudo, o golpe do “Boa Noite Cinderella” é verídico, e muitas pessoas já caíram na de beber um drink com sonífero e sendo roubado enquanto dorme, mas os relatos dizem apenas sobre roubos de valores e objetos, jamais de órgãos humanos.

hambúrguer de minhoca

Hamburguer de Minhoca

Hamburguer de Minhoca

Essa é uma lenda relativamente recente que diz que a rede McDonalds fariam seus hambúrgueres com carne de minhoca. Foi uma lenda criada para difamar a empresa e jamais foi provada. Quando começou-se a criticar essa lenda dizendo que ela não seria verossímil (afinal, haja minhoca), gerou-se mais uma lenda dizendo que os hambúrgueres seriam feitos de carne de minhoca da espécie dosMinhocoçú [http://pt.wikipedia.org/wiki/Minhocuçú] uma espécie de minhoca gigante. O interessante dessa lenda é que apesar de não ser convincente, deu uma grande repercussão como sendo uma das primeiras lendas urbanas à ser divulgada por e-mail, então sua área de divulgação foi em ambiente nacional e de forma muito rápida. Até hoje é possível que esse e-mail esteja circulando e sendo repassado em algum lugar do Brasil.

a mulher da estrada

Essa lenda se popularizou nos anos 50 e 60 com a expansão das rodovias e estradas do Brasil. Dizem que motoristas dão carona à uma jovem, as vezes descrita como loira ou índia, que conduz o motorista até um cemitério onde desaparece. Lendas dizem que o motorista ainda reconhece uma fotografia em uma lápide do cemitério como sendo a garota que deu carona. Versões diferentes também são contadas, como um motorista que dá carona à garota e essa desaparece da cabine do caminhão. Uma versão mais moderna da cidade diz sobre um taxista que fez uma viagem com uma garota que chegando em sua casa entraria para pegar o dinheiro e não mais retorna, quando o taxista toca a campainha para cobrar seu pai atende e diz ser impossível que ele fizesse essa viagem pois sua filha já estava morta. Você teria coragem de dar carona à uma estranha?

The_Road_of_Destiny_by_akirmak[1].jpg

o morto na coca-cola

Essa lenda é antiga e pouco conhecida, provavelmente criada para difamar a empresa produtora da bebida mais consumida do mercado. Diz a lenda que um funcionário caiu dentro de um tanque de refrigerante, morrendo afogado. O tanque era tão profundo que seu corpo ficou ali, decompondo-se, por dias sem que ninguém notasse, apenas quando o tanque foi esvaziado para encher garrafas de Coca-Cola, e apenas notaram sua presença quando uma remessa inteira do refrigerante foi engarrafada e já entregue nos pontos de venda. Essa lenda foi tão forte que enquanto estava sendo contada, conseguiu diminuir substancialmente às vendas da Coca-Cola. Outras lendas parecidas foram propagadas, como a Cocaína no Toddy ou a Cal no Leite, todas elas ocasionando prejuízos para as respectivas empresas.

E você? Tem alguma lenda urbana que conheça? Comente compartilhando suas histórias.

2 comentários: